Atitude de
gratidão
Deem graças ao Senhor, porque Ele é bom. O
Seu amor dura para sempre! Salmo 136:1, NVI
Ação de graças é uma atitude de gratidão. Em 1 Tessalonicenses
5:18, lemos: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo
Jesus para convosco.” Ao contrário da cultura ocidental de ação de graças, na
qual as mesas ficam repletas de peru, purê de batata, recheios e tortas de
abóbora, meus avós enfeixavam um décimo de sua colheita e o entregavam à
igreja. Isso demonstrava seu espírito de gratidão. Testemunhar sua fidelidade a
cada ano, enquanto crescia, alicerçou minha compreensão daquilo que significa
ser grato ao Criador do Universo, ao Provedor da vida para cada planta que
cresce e cada ser vivo que respira.Certa vez, fiz uma palestra matinal de Ação de Graças, centralizada na essência da gratidão, comparada com o nascimento de uma borboleta. Ela não começa a vida como uma criatura linda, voadora e feliz. Começa como uma lagarta que rasteja. No momento certo, ela tece um casulo ao seu redor e então, ainda dentro do casulo, é transformada numa bela, colorida e alada borboleta, aparentemente dizendo: “Muito obrigada, muito obrigada!”
Nosso crescimento, como seres humanos, segue o mesmo padrão. Bebês, criados à imagem de Deus, são dependentes de nutrição e amor. Enquanto
crescem, Deus Se ocupa formando e moldando-os conforme Seu caráter através das experiências – incluindo as provações – da vida.
Visitando a fábrica de vidro Murano em Veneza, Itália, vi um quadro autêntico de como Deus me molda. Observar como o vidro é colocado sob o fogo e moldado da forma como os artesãos desejam, me fez lembrar que cada lágrima que desliza indica o modo pelo qual Deus me molda à semelhança do Seu caráter. Aqueles belos candelabros e lâmpadas eram autênticas criações testadas pelo fogo. Ter sido apurada no fogo me faz sair como ouro puro. Na verdade, 1 Pedro 1:7 nos diz que nossa fé genuína é ainda mais preciosa que ouro.
Saber que Deus está ocupado em me transformar e moldar, habilitando-me para o Céu, me dá esse espírito de gratidão como um fôlego de vida. Jó, em meio ao seu turbilhão, disse: “Bendito seja o nome do Senhor!” (Jó 1:21). Em resposta a seus amigos, disse: “Embora Ele me mate, ainda assim esperarei nEle” (Jó 13:15, NVI). Ser agradecido significa andar pela estrada da gratidão, pois o espírito de ação de graças nasce na adversidade e nas dificuldades da vida.
Edna B. Bacate-Domingo
23 de novembro sexta
Meditação da Mulher Fonte: Cpb.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário