segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dois caminhos

Dois caminhos
Mateus 7:13 e 14: "Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela."

dois-caminhos.jpgPrazer x virtude?

Temos dois caminhos e dois destinos. Mas o que torna estreito o caminho estreito? E o que torna largo o caminho largo? Alguns identificam o caminho estreito como o caminho da virtude. Também identificam o caminho largo como o caminho do prazer.
Na experiência cristã, parece que há pessoas que desejam estreitar ainda mais o caminho estreito para ter a sensação de que realmente estão no caminho certo. Por outro lado, há em alguns o desejo de alargar o caminho estreito para facilitar a passagem das pessoas.
Em nossa cultura religiosa, muitas vezes queremos identificar os caminhos citados por Cristo, conforme nossos melhores padrões de comportamento. Mas o verso não fala daquilo que podemos fazer para deixar o caminho estreito. Não é o nosso nível de exigência que tornará o caminho estreito. Jesus fala para um público acostumado ao nível de exigência dos fariseus. Os religiosos mais dedicados de seu tempo. Os mais destacados praticantes da virtude, conforme a Lei.

Dilema grego

Escolher entre o prazer e a virtude não foi a opção apresentada por Cristo. Este era um dilema dos gregos. Para os antigos estoicos, a felicidade, a verdadeira vida, significava buscar a virtude por meio da razão. Acreditavam que era preciso viver de forma mais desapaixonada e desapegada possível. A lógica era: "É melhor não ter nada. Assim, não tenho nada a perder."
Outra escola filosófica, o hedonismo, ensina que o verdadeiro caminho da vida era mergulhar no prazer. A busca do prazer mais intenso e mais longo seria o único sentido da vida. A lógica é: "Já que um dia tudo vai se acabar, deixa eu desfrutar tudo antes que acabe."

Missão Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário